quinta-feira, 1 de julho de 2010

Casamento



Casamento Cristão


Introdução:

Algumas pessoas perguntam: Qual o segredo de um casamento duradouro e feliz?

Não quero ser pragmático apontando cinco, sete ou dez passos para, mas penso que a resposta está no cerne do significado de vida cristã; a restauração do caráter de Deus em nós.

Quando nos propomos a isso, consequentemente o próximo estará inserido nesse processo, pois não há vida cristã que desassocie meu relacionamento com Deus do meu relacionamento com o próximo, isso inclui o casamento.

Os textos de Gênesis 1: 27; 2: 18-24 e João 3: 16 apresentam duas realidades a respeito do caráter de Deus: 1) Ele é um ser relacional; 2) É também um ser amoroso.

A Trindade é a maior expressão desse caráter relacional, pois Deus, em si mesmo, estabelece uma relação trinitária (Pai, Filho e Espírito) ao se revelar ao ser humano.

É interessante notar que mesmo sendo relacional por si só, Deus desejou expandir seu relacionamento criando pessoas a sua “imagem e semelhança”.

Percebemos nas Escrituras que a grande motivação desse Deus relacional é o amor. Ele se relaciona porque ama, pois o amor precede aos relacionamentos. Porque Ele é amor, necessariamente criou todas as coisas como objeto desse amor.

Porque fomos feitos a Sua “imagem e semelhança”, também amamos e por isso nos relacionamos. Penso que o casamento é a máxima desse caráter de Deus em nós; “Viu Deus que não era bom que o homem vivesse só” e “por isso deixará pai e mãe e se unira a sua mulher e se tornarão uma só carne”. No Novo testamento, Paulo compara o relacionamento de Jesus Cristo com a Igreja a um casamento.

Podemos afirmar então que estes textos querem expressar o seguinte: Deus criou homem e mulher para se unirem com o propósito de expressar o Seu caráter relacional e amoroso. Contudo, para que o casamento seja a mais pura expressão do caráter de Deus em nós é necessário que:

Desenvolvimento:


1) Em relação ao Seu caráter relacional

- Haja Satisfação

Depois de criar todas as coisas, viu Deus que tudo havia ficado muito bom. Percebemos no texto bíblico a satisfação do Criador ao olhar para sua criação.

Da mesma forma, Adão sentiu-se plenamente satisfeito ao ver Eva ao seu lado; “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!”. O texto descreve que em toda a criação Adão não havia encontrado alguém que lhe correspondesse ou que lhe completasse integralmente. Deus decide então criar Eva e Adão se sente totalmente satisfeito!

No casamento é necessário que haja satisfação.

Muitos casais deixam de buscar satisfação um no outro por motivos banais. É interessante notar como as coisas e as pessoas vão perdendo o valor com o passar do tempo, principalmente em um mundo consumista como o nosso. O novo nos instiga a abandonar o velho.

 Satisfação não depende apenas do que o outro tem a me oferecer, mas ela também acontece quando me ponho a encontrá-la na pessoa que está ao meu lado.

Restaurar o caráter relacional de Deus em nós significa buscar satisfação plena no marido e na esposa que a vida colocou em nosso caminho.

- Haja união

Percebo que o eixo central do Antigo Testamento está nas alianças que Deus estabeleceu com o ser humano. Por meio delas, Ele se une ao ser humano e se relaciona intensamente com ele.

Assim também aconteceu com Adão. Ele não mais caminhará a procura de alguém que lhe complete integralmente, pois agora ele tem a quem se unir.

Não existe casamento sem união.

Muitos casais se encontram desunidos em seus relacionamentos por não aceitarem a realidade de que no casamento duas pessoas se tornam uma só carne.

Lembro-me de alguém que sempre me dizia: “Nunca case para viver vida de solteiro”, pois casamento é unidade. Homem e mulher se unem e se tornam um. Claro que não estou dizendo que não há espaço para nossa individualidade, contudo individualidade não é individualismo.

Ser uma só carne significa que não mais caminhamos sozinhos, logo, tudo que diz respeito a minha vida passa também a dizer respeito a vida do meu cônjuge também.

Restaurar o caráter relacional de Deus em nós significa unir-se integralmente (corpo, mente, coração, sonhos, etc.) ao cônjuge.



2) Em relação ao Seu caráter amoroso

- Haja aceitação

Porque Deus é amor, ele nos aceita como somos e não faz distinção de pessoas ou alimenta sentimentos diferenciados entre povos e nações.

Deus nos aceitou e nos incluiu em Sua graça nos redimindo daquilo que somos, nos fazendo nova criatura todos os dias.

No casamento é necessário que haja aceitação.

O tempo vai passando e vamos descobrindo no relacionamento a dois não apenas coisas boas, mas também coisas que não nos agradam. São idéias, costumes, manias, enfim, diariamente nos deparamos com o diferente que há no outro.

O casamento é um convite à aceitação. Amar significa aceitar o outro como ele é assim como Deus nos aceita como somos.

Em nome do amor deixo de esperar que o outro pense ou aja como eu, pois reconheço que aquilo que penso e faço não é necessariamente o que o outro deve pensar ou fazer.

O outro sempre será o outro. É nesse ambiente que somos desafiados a amar aceitando as diferenças a fim de que elas também contribuam na construção de um novo ser em mim, pois o casamento tem o potencial de nos fazer pessoas melhores.

Restaurar o caráter amoroso de Deus em nós significa aceitar nosso cônjuge como ele é.

- Haja cuidado

O que significa Sua própria entrega se não cuidado?

Deus tem cuidado de cada um de nós e por isso se entregou para nos fazer uma nova criatura. Contudo, esse ato redentor não acabou na cruz, mas diariamente Seu Espírito não nos deixa retroceder, levando-nos a imagem e semelhança de Cristo Jesus.

Em muitos casamentos percebemos que maridos e esposas não mais se preocupam com o cuidado mútuo. Notavelmente nossa tendência natural é achar que a “grama do visinho é mais bonita que a minha”. Mas o que não levamos em conta é que o visinho cuida diariamente da sua grama. Ele investe tempo e recursos a fim de que ela permaneça verde e bonita.

Geralmente damos mais valor ao que é do outro porque não cuidamos daquilo que é nosso.

Quando investimos em nossos cônjuges, investimos em nós mesmo. Paulo descreve isso em Efésios 5.

Somos desafiados a cuidar do outro assim como cuidamos de nós mesmo, mas também e principalmente porque Deus tem cuidado de nós. Somos sempre chamados a refletir em nossos relacionamentos o nosso relacionamento com Deus. 

Amar nossas esposas e maridos significa cuidar de suas vidas investindo tempo em diálogo, em programas legais e românticos. É preciso também investir dinheiro no cuidado de sua saúde, beleza e aparência para que nunca cobicemos o que é do outro.

Restaurar o caráter amoroso de Deus em nós significa cuidar do nosso cônjuge, oferecendo a ele sempre o nosso melhor.


Conclusão:

Fórmulas mágicas não existem!

Creio que a restauração do caráter de Deus em nós seja o princípio de uma vida feliz.

Satisfação, união, aceitação e cuidado são características do caráter relacional e amoroso de Deus descritos pela Bíblia.

Talvez a busca dessas características nos leve a experimentar um casamento duradouro e feliz.

Deus nos ajude!

Renato Dumas

Um comentário:

  1. Acredito que esta mensagem vá ajudar todos os casais. É importante gravá-la e ler com frequencia, para nunca esquecer o verdadeiro valor do casamento.

    Adorei!!

    Beijos

    Clarissa

    ResponderExcluir