quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como está seu coração?

Como está seu coração?


Certa vez Jesus disse que o que contamina o ser humano não é o que entra pela sua boca, mas sim o que está em seu coração, pois dele procede tudo o que há de pior em nossa existência.

Fico a pensar sobre a dificuldade que temos de reconhecer nossa maldade. Sempre significamos nossas atitudes, palavras, ações e reações como resposta ao que acontece para além de nós. Culpamos o outro, a sociedade, a religião, Deus, o diabo, enfim, a causa nunca será o que eu sou, o que está em meu coração, mas o que o outro é e faz.

Desde a infância fomos condicionados a não nos deixarmos contaminar por aquilo que é mundano. Pré conceituamos pessoas e lugares por acreditarmos na possibilidade de que poderemos ser piores, ou, no ponto de vista da religião, nos tornarmos impuros por nos relacionarmos com fulano ou sicrano ou por freqüentarmos este ou aquele lugar.

A grande verdade, segundo o pensamento de Jesus, é que pessoas e lugares não são capazes de nos contaminar, pois somos o que somos pelo que o nosso coração é. Pessoas e lugares apenas colaboram para que eu me revele, ou melhor, para que o meu coração revele tudo o que tenho de melhor, mas principalmente o que tenho de pior.

Somos o que o nosso coração é...

Costumo dizer aos jovens que pastoreio que minha preocupação não é com as amizades que cultivam ou com os lugares que freqüentam, mas sim com os seus corações, pois se ele não estiver sendo moldado segundo o coração de Jesus Cristo certamente ele revelará algo bem distante daquilo que é a imagem e semelhança de Deus em nós.

Quando cultivamos um coração de aprendiz, nos inclinamos à imagem de Jesus. Este exercício certamente fará com que nossos corações petrificados se transformem em corações cheios de humanidade, graça e amor. Este foi o sentimento de Davi ao escrever “Sonda-me oh Deus, conheces o meu coração. Vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139).

A pergunta sobre como está o nosso coração necessariamente nos leva a enxergarmos o que ele tem revelado às pessoas que estão ao nosso redor diante dos diversos lugares que freqüentamos.

A quem temos revelado? Eu ou Jesus?

Como está o seu coração?


Renato Dumas




Um comentário:

  1. Gostei do txt, Renato. Já disse alguém que "o essencial é invisível aos olhos". Só que morremos de medo do que não podemos ver, muito mais quando este algo não-visto encontra-se dentro de nós...

    ResponderExcluir